Criptografia simétrica e assimétrica
Introdução
Na era digital, os riscos e os métodos de ataques maliciosos realizados por Black-Hats estão se tornando cada vez mais sofisticados. A criptografia é uma das principais tecnologias responsáveis por proteger esses dados, garantindo que dados sensíveis, como senhas, permaneçam seguras. Neste post vamos explorar os dois principais tipos de criptografia: Simétrica e Assimétrica, explicaremos como elas funcionam.
Criptografia
Basicamente a criptografia refere-se à prática e o estudo de técnicas para proteger informações, transformando dados legíveis (texto plano) em uma forma codificada (texto cifrado) que só pode ser lida ou interpretada por pessoas autorizadas. Essa conversão é feita através de algoritmos e chaves criptográficas. O objetivo principal da criptografia é garantir a confidencialidade, integridade e autenticidade dos dados, evitando que terceiros não autorizados possam acessá-los ou alterá-los. A criptografia esta em praticamente tudo, ela é muito vista em comunicações, transações online e dados sensíveis como senhas.
Alguns Termos
Cifra - um método de criptografar ou descriptografar dados
Criptografia - transformação de dados em texto cifrado, usando uma cifra
Codificação - Não é uma forma criptográfica, apenas uma forma de representação de dados
A Criptografia Simétrica
A criptografia simétrica consiste em usar a mesma chave para criptografar e descriptografar. Ou seja o remetente e o destinatário compartilham uma única chave secreta que deve ser mantida confidencial para garantir a segurança. E tambem é conhecido por ser mais rápido que a criptografia assimétrica.
Como funciona?
Irei demonstrar com passos:
- O remetente utiliza a chave secreta (secret key) para transformar a mensagem original (texto plano) em uma mensagem cifrada (texto cifrado).
- O destinatário, que possui a mesma chave, usa essa chave para descriptografar o texto cifrado, transformando-o de volta no texto original.
Exemplos de Algoritmos Simétricos
A Criptografia Assimétrica
A criptografia assimétrica consiste em usar chaves distintas, tanto para criptografar e descriptografar. Nela, existem 2 chaves, a chave pública (public key) usada para criptografar e chave privada (private key) usada para descriptografar. Essas chaves são matematicamente relacionadas, mas não pode ser derivada a partir da outra. A chave pública é usada para criptografar, enquanto a chave privada é utilizada para descriptografar. Você verá muito esse tipo de criptografia em protocolos de segurança como SSL/TLS usados para proteger comunicações online.
Como funciona?
1. Geração de chaves
- Bob gera uma chave pública e uma chave privada.
- Alice também gera sua chave pública e privada.
2. Criptografia
- Bob quer enviar a mensagem "Olá!"
- Ele criptografa a mensagem usando a chave pública de Alice.
- A mensagem é criptografada.
3. Transmissão
- Bob envia a mensagem criptografada para Alice.
4. Descriptografia
- Alice recebe a mensagem criptografada.
- Ela a descriptografa usando a sua chave privada.
- Alice lê a mensagem original.
Como você pode ver nesta imagem:
(Imagem por HackerSec)
Conclusão
A criptografia é essencial para proteger informações, especialmente diante das crescentes ameaças dos Black-Hats. Compreender a diferença entre criptografia simétrica e assimétrica é fundamental para garantir a segurança de dados. Enquanto a criptografia simétrica utiliza a mesma chave para criptografar e descriptografar. A assimétrica utiliza chaves distintas para criptografar e descriptografar.
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário